terça-feira, 28 de agosto de 2012

Atividade 2 - Eixo 2

A aprendizagem realmente acontece com mais facilidade quando aluno e professor interage entre si, trocando conhecimentos, experiências, aprendendo a se conhecer melhor. Esse processo de interação hoje deve está presente tanto nos cursos, presenciais, quanto nos cursos à distância. O conhecimento deve ser construído entre ambas as partes, onde o professor entra com o conhecimento, o aluno com a experiência e juntos partilham ideias, que geraram ações, que terá como resultado o conhecimento. Não necessariamente nesta ordem. Quando professor e aluno conseguem trocar ideias, discutirem o tema em questão, até alcançarem uma resposta, que satisfaça o aprendizado em questão, de forma que ambos sintam que os objetivos desejados foram alcançados, podemos dizer que a interação entre professor e aluno foi perfeita. Ou deveria dizer interação entre aluno e professor? Quando a interação entre ambas as partes leva a um resultado desejado e satisfatório, a ordem entre as partes é irrelevante. E é por isso que eu como tutor/orientador me percebo sim como aluno em um campo interativo, pois quando a interação acontece à definição entre quem é aluno e quem é professor perde o sentido. Hoje a interação presencial e a interação à distância estão bem próximas, mas vejo a presencial um pouco mais difícil, pois a proximidade entre as partes muitas vezes leva a conflitos de ideias que podem interferir na interação de forma negativa na aprendizagem, pois podemos nos levar pelo fator pessoal e bloquear o fluxo de conhecimentos. Mas com paciência e um planejamento maleável, podemos reverter tal fato, convertendo-o em caminhos alternativos, fazendo a interação readquirir seus objetivos e levar ao conhecimento desejado. Acredito que a melhor forma de se criar um espaço de interação presencial e/ou a distância de forma acolhedora é mostrando que antes de tudo estamos ali para ouvir, discutir as ideias e buscarmos, juntos, uma resposta que solucione o problema levantado, levando ao conhecimento coletivo, criado por todos, a partir da troca da experiência de cada um.

3 comentários:

  1. Ólá Antônio!

    A aprenizagme se dá de diferentes maneiras, porque somos diferentes, seja presencial ou a distância. Acredito que o impotante é como diz John Dewey "Comparilhar ideias".
    Abraço
    Idalina

    ResponderExcluir
  2. Oi Antônio:
    Acredito que um ambiente aconchegante, onde possamos discutir, debater, trocar ideias e experiências, torna a aprendizagem mais significativa e a busca do conhecimento seja prazerosa.
    Abraços
    Denise

    ResponderExcluir
  3. Olá, Antônio,

    Nesta vida, somos todos aprendizes, e ter essa perspectiva em sala de aula é fundamental para estabelecer um bom ambiente de aprendizagem e boas relações com as pessoas envolvidas no processo.
    Bom texto, parabéns =)
    Abraços,
    Ana (PFT)

    ResponderExcluir