A competência que segundo o meu
modo de ver é uma das mais importantes para Educação a Distância é a oitava, “utilizar novas
tecnologias”.
Afinal a ferramenta utilizada
para que o curso a distância funcione é o “computador” (uma ferramenta tecnológica
que está sempre em atualização). Apesar de ser uma ferramenta presente em quase
todas as casas do país, muitos ainda o usam de forma espontânea, sem o domínio de seu uso, pois muitos usuários só
sabem acessar algumas páginas (email,
facebook, Orkut) e não se desenvolvem além dessas limitações.
Mas quando falamos em utilizar
novas tecnologias no âmbito da educação, não nos referimos apenas a computador.
Pois existem muitos outros recursos tecnológicos a serem utilizados como ferramentas
para melhorar não apenas a aula, tornando a mais dinâmica e prazerosa, como
para também facilitar a vida do educador e do educando.
Entre outros cito: Data show, máquina
fotográfica, máquina de filmagem, calculadoras (normal e científica), vídeo
aulas (como as do multicursos entre outras opções), TV multimídia, filmes (de caráter
didático, dentro do contexto a ser ensinado), além do próprio computador (aulas
na sala de informática).
Talvez a maior dificuldade do uso
dessas novas tecnologias, principalmente quando se diz respeito ao uso de
computador com seus recursos e mídias, está no que Philippe Perrenoud comenta
no seu livro “10 novas competências para Ensinar”, seja o fato que essas mídias
chegam a escola com pelo menos 10 anos de atraso, quero dizer, desatualizadas.
Cito como exemplo algo que
acontece aqui mesmo na nossa rede de ensino, pois o governo disponibilizou para
todos os professores (efetivos) Microsoft Office originais e atualizados, mas os
computadores das escolas e da SEDU ainda usam o 97/2003, não abrindo o que
mandamos para eles a menos que salvemos neste formato. Alguns nem abrem o que
esta salvo em PFT.
A tecnologia esta presente sim
nas escolas, mas não acompanha a atualização. E olha que nem citei o fato de na
maioria das escolas os alunos não terem acesso as redes de interação impedindo
o trabalho do docente nesta área.
Quando falamos no curso online do
multicurso, acho que a maior dificuldade esta no fato de muitos professore não
dominarem bem está tecnologia (computador). Mas a dificuldade também é uma
qualidade, pois em minha mediação na Rede Ning, eu tenho observado muitos que
antes apresentavam dificuldades interagindo mais, pois devagar vem dominando o
uso dessa ferramenta tecnológica. É a necessidade de estar em sintonia com as
mudanças que o multicurso tem realizado entre os professore da Rede, que tem
mudado esse perfil.
As dificuldades existem, mas elas
na verdade são um mal necessário pois são elas que nos levam a superar as
barreiras e buscar novos horizontes, superando as dificuldades e nos aperfeiçoando
para encaramos novos desafios.
Oi Antônio,
ResponderExcluirGostei muito do seu texto e concordo com você quando diz que os alunos sabem usar o computador para entretenimento e que o Multicurso tem dado oportunidade para o professor se interessar mais por este recurso já que muitas atividades são desenvolvidas abordando este eixo: tecnologias. O professor precisa orientar o educando para o bom uso desta ferramenta. O uso da tecnologia é um recurso com inúmeras possibilidades que precisa ser bem orientado a fim de que seu uso se transforme em construção de novos conhecimentos para nossos alunos. Também vejo que nossos laboratórios de informática não são os espaços colaborativos que gostaríamos já que muitos programas necessários são bloqueados, entre eles, o Portal do professor. Isto dificulta o trabalho e acaba por desmotivar os docentes a fazerem uso deste recurso com maior frequência e alcançar o objetivo proposto para a aula.
Abraços
Márcia franco